quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Coisa de Paulista e Centro:
Corrida de São Silvestre 2014

Hoje vou colocar um segundo post no ar, já que participei da 90ª Corrida Internacional de São Silvestre (tradicional evento que acontece em Sampa no último dia do ano, todos os anos ininterruptamente desde 1925) e achei algumas fotos e fatos interessantes:



Fui  de "pipoca" mesmo, ou seja:
sem pegar inscrição, sem receber camiseta do evento nem medalha no final.
Fui pelo prazer de correr mesmo!
E para aproveitar várias ruas abertas,
como a Avenida Paulista , Brigadeiro Luis Antônio, Av. Rio Branco, ruas do Centrão etc.
(ainda mais que eu sempre corro em calçadas e tenho que esperar semáforos fechados).
Não corri só para ter uma medalha.
Falando em ter por ter,
isso até me lembra a música "Qual Violência" da banda "Cólera", uma das pioneiras do punk no Brasil:
"Ter é mais importante do que ser / Mas não para mim / Eu não sou assim."


Vi esse "Zé Gotinha" de Sangue um dia antes no jornal da TV, com a mensagem:
"Doe Sangue / Compartilhe Vidas".
Muito nobre! Eu curto esta causa! E pratico várias vezes por ano!
Eu até pensei em doar hoje depois da corrida, mas estava só o pó!
Veja aqui o que já escrevi sobre minhas doações de sangue e plaqueta no blog.

E, junto dele, um cangaceiro verde e amarelo!

A banda Blue Men Group não são três pessoas?
Bem, vai ver que a versão de Iperó, interior de São Paulo, são apenas duas!
E parabéns por correr, ainda mais segurando cartazes,
pintados de tinta azul, usando luva e também touca a cabeça!

Um repórter entrevista uma Caveira Viva;
e um Chaves atrás, só esperando sua vez.

Protestos pacíficos.
E, se não me engano, acho que os vi (ou alguns com trajes muito parecidos com os deles)
no Solo Sagrado de Guarapiranga, há alguns meses.

Um Hare Krishna?
Vi também uma Freira Católica subindo a Brigadeiro correndo,
as não deu tempo de tirar foto...

Homem-Aranha sofrendo com o calor!
E o herói correu pra valer, não era só "poser",
pois eu o encontrei quase 12 km depois!

Só mesmo o indulto de Natal para liberar os presidiários estereotipados
(a la Irmãos Metralhas) para correr livremente! 

Lição de vida: mesmo com limitações de saúde,
a criaça e a família participa do evento e da festa.

Olhando sentido Consolação, não se vê o final da Paulista neste mar de gente...
...e nem o começo da avenida, sentido Paraíso.
Li em algum jornal sobre 30.000 pessoas!
Caramba!
Como se fosse toda a população de Araçoiaba da Serra (SP)
reunida na rua para a corrida!
Ou todo o povo de Cambuí (MG) ou de Piumhi (SP) 
ou de Iguape (SP).
Muita gente mesmo!

E pensar que Réveillon na Paulista estão prevendo 2.000.000 de gentes!
Meu Deus! Como se fosse todo a galera de Manaus (AM) 

ou quase todo mundo de Belo Horizonte (MG)! 
Cruz credo, que muvuca! Respeito, mas, sinceramente, não curto...

Putz!
Passar na frente do restaurante árabe "Habib Ali",
na Avenida Rio Branco (região da Santa Ifigênia) e
não poder comer um shawarma nem uma esfiha de zaatar
é muita tentação!!
(para saber mais sobre essa delícia,
procure na internet, há muitas referências,
embora os donos originais tenham saído, continua muito bom).

E eu encontro um Minion na corrida!!

Ops! Dois Minions e o próprio Gru,
do desenho 'Meu Malvado Favorito
("Despicable Me" no original em inglês,
ou "Gru, O Maldisposto", para nossos irmãos de Portugal).

Na famigerada subida da Brigadeiro, encontro,
no sentido contrário dos corredores,
uma pessoa vestida de Flash
(ou algo parecido com o herói da DC,
pois o símbolo é ligeiramente diferente,
lembra o Professor Zoom, o Flash Reverso,
mas de roupa vermelha ao invés de amarela)

E o mais curioso é que eu o encontrei um dia antes,
em plena hora do almoço,
passeando pela Paulista com uma lata de cerveja na mão...


Esta mulher estava com dor nos pés após a corrida.
Eu entendo e sou solidário à dor dela.
Mas tirar os tênis sujo em pleno Metrô e
colocar os pés suados em cima de um banco
(em que alguma pessoa se sentaria depois)
não acho correto...

E, embora eu tenha escutado muita gente comentando lá no evento sobre o favoritismo dos quenianos, quem acabou ganhando este ano foram atletas da Etiópia!

E, falando sobre África, os nigerianos, congoleses e afins da região do Largo do Arouche estavam em peso observando e torcendo pelos atletas que passavam por lá! Eu ia tirar uma foto deles, mas não tive oportunidade. 

E espero que nenhum corredor empolgado e desavisado tenha chamado algum deles de queniano... 

Bem, não costumo andar por aquelas bandas, só em eventos especiais como este e a Virada Cultural (e olhe lá). Por isso, aproveitei a multidão e a organização para esse tour saudável na capital hoje.

Abraços e até ano que vem!!

Leandro M:-D>
31-dez-2014
"Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda,
Amanhã velho será, velho será, velho será,
A menos que o coração, que o coração sustente 
A juventude que nunca morrerá."
(Chaves)
np - New Model Army - space 

Nenhum comentário:

Postar um comentário